O EVENTO

O Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP (EPED-USP) é um evento acadêmico organizado por pós-graduandos/as do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (FLP-USP). Seu objetivo é promover o diálogo entre distintas abordagens teóricas e metodológicas de estudos do texto e do discurso, integrando alunos/as de diversos programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo e de outras instituições.

Com edições desde 2009, o evento visa a incentivar o debate dos diferentes olhares epistemológicos e dos variados objetos de análise que caracterizam o estudo da produção contextualizada de sentido. Para tal, o evento acolhe, em especial, docentes e alunos/as da USP, bem como de pesquisadores/as consagrados/as de universidades do Brasil e do exterior convidados/as para a realização de mesas e conferências. Hoje, o sucesso e a aceitabilidade do EPED no meio acadêmico têm servido de exemplo para uma série de eventos organizados por pós-graduandos/as dentro e fora da Universidade de São Paulo, na área de Linguística e Literatura.

A cada edição, a comissão organizadora define um tema norteador para as conferências, mesas-redondas e/ou minicursos - a depender da estrutura da edição -, buscando instaurar um espaço de discussão sobre temas relevantes na contemporaneidade e a sua relação com discurso. Em edições prévias, tivemos como temas 'Discurso e Movimentos sociais' (XIII EPED, 2023), 'Práticas Discursivas em mídias digitais' (XII EPED, 2021), 'Discurso e Poder' (XI EPED, 2019), 'Discurso e Identidade' (IX EPED, 2017), 'Texto, discurso e multimodalidade' (VIII EPED, 2016), 'Discurso e Linguística' (VII EPED, 2015), 'A multidisciplinaridade nos estudos discursivos' (VI EPED, 2014), 'Linguagem, Estratégia e (Re)Construção' (V EPED, 2013), 'Discurso em suas pluralidades teóricas' (IV EPED, 2012), 'O gênero em diferentes abordagens discursivas' (III EPED, 2011), 'Abordagens metodológicas em estudos discursivos' (II EPED, 2010) e 'Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP' (I EPED, 2009).

Ao longo das edições, diversos/as pesquisadores/as contribuíram com o EPED, proferindo conferências, integrando mesas-redondas e ministrando minicursos. Para destacar alguns/mas: Prof. Dr. José Luiz Fiorin (I EPED, 2009), Profa. Dr. Beth Brait (VI EPED, 2014), Prof. Dr. Eduardo Lopes Piris (X EPED, 2019), Profa. Dra. Isabel Cristina Michelan de Azevedo (X EPED, 2019), Profa. Dra. Maria Eduarda Giering (XII EPED, 2021), Prof. Dr. Roberto Baronas (XIII EPED, 2023), Prof. Dr. Dennis de Oliveira (XIII EPED, 2023) e Profa. Dra. Viviane Resende (XIII EPED, 2023).

As edições do EPED realizam-se na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. As comissões organizadoras convidam pesquisadores/as vinculados/as à Universidade de São Paulo e a outras instituições a debaterem as suas pesquisas cujo foco sejam questões discursivas, textuais, semântico-pragmáticas e interacionais. Ressaltamos que o tema norteador das edições se aplica apenas às conferências e às mesas. Os trabalhos submetidos para comunicação oral podem versar sobre qualquer objeto pertinente aos estudos discursivos, textuais, semântico-pragmáticos e interacionais.